Wednesday, November 15, 2006

Magnificat em Dó Maior

Quem gosta de orquestras levante o braço.
Ok, baixem lá o braço, isto nem sequer era uma piada.
Primeiro: distinguir entre gostar de orquestras e gostar de música clássica. Porque música clássica é bonitinha, e tal, e faz aquele efeito, e pronto, dá jeito nos casamentos. Agora, orquestras? Por favor...
O que é uma orquestra senão um conjunto de pinguins amestrados, tipo Madagascar? Eles vão para lá, todos de fatinho, obedecer às ordens de um gajo com um fatinho diferente e que por acaso até tem azar e nunca se senta. Além do mais, tem uma probabilidade cientificamente comprovada de cerca de 85% de ser mais gay que a média. Uma "batuta"? Pois sim, vá lá...
Então e o concertino? Ah, amiguinhos... Sabem, o concertino, aquele que se levanta e dá o tom? Que parvoíce, toda a gente sabe que eles já tinham todos os instrumentos afinados antes de subirem a palco, quem é que julgam que enganam? E mais, daaar o tôôôm? Que coisa mais tiazorra, não acham? Estou mesmo a ver a Lili Caneças virar-se para um sobrinho qualquer e pôr-se "Ó Fan-cisquinho Maria, vá lá buscar o violino e dê o tôôôm..". My god. Para piorar, o concertinismo é muito elitista, porque acham sempre que o melhor concertino é um violinista. O que está claramente errado e marginaliza de forma dolorosa o tocador de oboé. Até mete dó.
Mas dor, dor, dor a sério, é aquela que vem de ver os concertos de jovens talentos que as escolinhas organizam no fim do ano, para mostrar os seus rebentos musicais. Ver aquelas mãezinhas ansiosas por apontar o seu Afonsinaldo, brilhante tocador de ferrinhos. "Senhores espectadores, é magnífico!". Magnificat em Dó. Maior.

4 comments:

Anonymous said...

Esceste.t de um facto. o Maestro nao ta la a fazer PONTA DUM CORNO. eles ja sabem o que vao cantar, o que vao tocar. eles até ja sabem pra onde vao beber dps do concerto acabar. ta la o maestro a fazer o k? a abanar o pau no ar? pra isso metia o pau noutro lado que dizem k tb é bom (falo portanto do burako k esta na parte de tras da barriga)

Anonymous said...

* Esquecest.t

eu tambem me eskeci do *que*

Isabel Paixão said...

Concordo e subscrevo. E mai nada!

Anonymous said...

Ao menos escreveste este post antes da entrega dos diplomas, senao ainda ias gozar com o Special One durante o Barbeiro... Gostava de saber o que te fez ter essa opiniao sobre a orquestra!! o que tu querias era uma batuta na batata (grelada) ;)