Tuesday, November 21, 2006

Chocolate quente faz-se no fogão

A semana passada tentei fazer chocolate quente no microondas. Mas era chocolate quente tipo molho de, não bebida de. Por cálculos mal feitos e erros afins, aquela mistura de cubinhos de chocolate negro, leite e açúcar (fixem esta do açúcar que é importante), a modos que ficou tempo demais lá dentro, com calor demais lá dentro. Tanto quanto consigo perceber, a sequência foi: o leite decidiu evaporar, o chocolate decidiu desidratar. Já o açúcar não lidou bem com a pressão e decidiu explodir. (Por acaso é engraçado, açúcar explodido cheira exactamente a caramelo...)
Ora isto do cheiro a caramelo é giro durante uma tarde. Mas depois uma pessoa continua a usar o microondas, e aquela porcaria continua a queimar os vapores. Resultado: agora cheira a caramelo queimado, que já não é tão giro.
Moral da história : vide Título.
Tenho a casa empestada...

8 comments:

ZdT said...

Só pra louvar a dica, que dá jeito.

Isabel Paixão said...

Se alguma vez convidares a malta para ir almoçar a tua casa... que não sejas tu a cozinhar sim? Pronto =)

mago said...

Tenho tendência a interpretar episódios deste género como sinais.

Exemplo: quando era míudo o meu tio ofereceu-me o kit do pequeno cientista. Tubos de ensaio e pequenas amostras de 20 coisas com nomes estranhos (de entre as quais cloreto de sódio, uns cristais azuis claramente com mais pinta que os outros sempre brancos ou transparentes).

Vai de fazer a experiência lógica: um bocadinho de tudo num tubo de ensaio, enche de água, tapa e agita.

Resultado: não tenho a sequência bem presente, mas ao que parece agitar o tubo faz com que algum daqueles cristais liberte um gás, que faz com que a tampa do dito tubo salte.
O que faz com que as paredes do quarto passem a apresentar uma decoração diferente, assim mais pintalgada de azul.

Tal como o cheiro de caramelo, é giro.
Só que ao contrário do cheiro, não sai.

Moral da história: segui economia.

Akasha said...

Dois pequenos esclarecimentos:
1) Eu até cozinho bem, e a prova é que depois fiz a porcaria do chocolate no fogão e correu lindamente.
2) Mago, se eu tivesse ido para Economia, a minha tendência inata para o sucesso ter-me-ia levado a ser Ministra da Economia, e depois eu falia o país e tu ficavas sem pensão. E nós não queremos isso. No fundo, só fui para ciências para teu bem...

Isabel Paixão said...

Ah bom, se o chiclate depois saiu bem... já me faço de convidada pá! nham nham.... =p

Isabel Paixão said...

Mago, só para não te sentires mal, cá vai um episódio que aconteceu à uns dias.
Estava no Técnico a ter aula de laboratório de Química Orgânica (estou a tirar engenharia biológica), e lá no nosso protocolo dizia explicitamente "Não deixe a temperatura ultrapassar os 10ºC, e a temperatura para a reacção ocorrer é mais ou menos 0-5ºC". Ora bem, tinhamos que verter lá um liquido para dentro do balão, que estava no gelo mais ou menos nesse intervalo de temperatura, mas verter aos bocadinhos pequenos, para não aumentar os ditos 10ºC... Ora vertemos e tal... e olhamos pá mer** do termómetro e estavam 30ºC!! Conclusão: tinhamos acabado de formar TNT como produto secundário da reacção... Sorte que não explodiu nada... Devia dar um belo espectáculo, uma torre com 12 andares a arder... fantásticos efeitos pirotécnicos... =P

Lemos said...

Pa menina Isabel :
Eu tava na TORRE!!!! ( além de que só deixei chegar aos 13ºC :P )

Pa menina Akasha :
Feeeeed meeeee :P

Po Universo :
Porque é que dicas culinárias têm mais feedback do que a verdade escondida nos pacotes de gomas ?! Oh well...

Anonymous said...

Se calhar é melhor ficares pelos crepes de choolate gigantes. Nao sei, digo eu... o qu' é qu' achas, Akasha?