Tuesday, April 18, 2006

Radiologia (anti)convencional

Ainda há pouco tempo me apontaram (e com razão claro!) que o nome científico do amigo raio-X é Radiologia Convencional. Que lindo! E eu fiquei naquela.. Então que raio será radiologia pouco convencional?
Às tantas é uma questão de posições: "Ora agora ponha-se aí a fazer o pino, faz favor. Não respire!" ou "Isso... Dobre um bocadinho mais o pé para tocar na orelha... Muito bem. Não respire!" Mas este tipo de irreverências tem um preço e para mais faz mal que se farta à costas.
Portanto, talvez o anticonvencionalismo no Raio-X seja mais do género apanhar as pessoas desprevenidas. Não sei, quer dizer, está uma pessoa muito bem numa sala escura a falar e de repente - ZÁS! - tiramos-lhe o dito cujo. Raio-X.
Isto tudo para encobrir o simples facto de que a radiologia dita 'Convencional' se chama assim porque no fundo é uma seca. Não, seriamente, o que é que se pode fazer de divertido com um aparelho de Raio-X? Exacto, nada. É por isso que eles se ficam pelo "Faça favor de esticar. Isso. Agora, não mexa...".

4 comments:

Teresa Ferreira said...

Viva. Alaska!

A Radiologia Convencional é aquela que obedece a convenções do tipo: na posição A, vê-se a estrutura anatómica x, na posição B, vê-se a Y...E se alguém estiver impossibilitado de ficar na posição A? Põe-se a fazer o pino, ou com o pé na orelha, porque não? Desde que se veja a estrutura X...! Não deixa de ser convencional, porque o que realmente importa, não é a maneira como o operador realiza, importa o que se vê. Quanto mais criativo for o operador, tanto melhor :-))

Quanto a apanhar pessoas desprevenidas...tb é importante, principalmente aquelas que não estão em condições de colaborar, e é igualmente criativo.

A radiologia convencional não é uma seca, mas a BASE de todas as outras vertentes da Imagiologia.

Se mesmo assim, não achares divertido,vê aqui o que se pode fazer com um aparelho de Raios-x, não é nada convencional...;-)

Uma critica construtiva: Não se diz raio-x, mas sim raios-x (pq na verdade, não é apenas um, mas vários)

Abraços da Zita (radiologista veterana, ao dispor...)

Akasha said...

Cara Zita
Em primeiro lugar, muito e muito obrigada pelo comentário. Além de ser construtivo e informativo, está muito bem escrito e cheio de bom humor.

Julgo poder falar por todos nós colaboradores quando digo que é uma honra ter visitantes cultos e participativos como a Zita.

Queria também esclarecer que a minha intenção não era desvalorizar os radiologistas. Tenho a noção da importância do seu trabalho e contributo na Medicina. E peço desculpas se algum do humor é um pouquinho mais sarcástico do que devia. Efectivamente, a radiologia não é uma seca. =)

Intervenha quando quiser, e mais uma vez, obrigado. Um grande bem haja e volte sempre! Aqui, é toujours Nöel! =)

Anonymous said...

(graxista)

Anonymous said...

amei o seu comentário Zita...mto bem...