Saturday, June 10, 2006

Nestes dias tão lentos, numa dessas deambulações por Lisboa, enquanto ia a descer uma qualquer rua , ocorreu-me que tinha acabado de condenar a Humanidade.
Um acto simples, pisar uma simples pedra de calçada, uma no meio de tantas, igual a todas as outras e no entanto tão diferente... Eu tinha-a pisado, já não era a pedra que tinha sido, estava mais gasta... Talvez continuasse a ser a mesma pedra, perdida num mar de pedras, mas já não o era... Tinha sido pisada, por mim.

Dali a muitos anos, alguém vai escorregar numa pedra um pouco mais gasta... quase igual a todas as outras, mas um pouco mais gasta, mais pisada. Essa pessoa, vai assim cair, e alterar toda a sua rotina, vai perder o metro, vai chegar atrasada a uma entrevista de emprego, não conseguir o emprego, tornar-se socialmente revoltada, e criar um movimento político radical, que eventualmente levará a manifestações, confrontos nas ruas, guerra civil, e uma 5ª guerra mundial...

E se eu não tivesse pisado aquela pedra, tivesse pisado a outra, uma ao lado ? Seria a Humanidade salva ? Ou, talvez porque eu pisei aquela mesma pedra, naquele mesmo dia, e a mesma pessoa, por ter escorregado, bateu com a cabeça no chão e descobriu a solução para a Fome no Mundo ?
Ou caindo alguém, será que foi porque eu pisei aquela pedra? Porque se não fosse eu, seria outra pessoa, mas... Seria a mesma pessoa a cair ? Seria a mesma pedra a derrubar alguém ? Será que alguém teria que cair, independentemente daquilo que eu fizesse ?

Esborrachado pelo peso dos meus actos...

1 comment:

JN said...

Agora imagina se tivesses pisado merda ...