Thursday, March 30, 2006

Eu e a Tropa

Apesar de haverem vozes que se levantam contra a maré e gritam a plenos pulmões: " MAS TU SÓ TENS 3 ANOS!!! ", eu relembro que para efeitos de serviço militar o que conta é a idade fisica e não a psicológica... É pena. Lá vou eu po Dia da Defesa Nacional.

Assim, levantei-me eu cedo, muito cedo, para apanhar uma camioneta para a Base Naval de Lisboa( em Almada), ás 7:30h, á porta da Camara Municipal. Tudo tranquilo, parece de noite... tá frio... mas sim, pelo menos os autocarros estão lá.

É com surpresa que constato que chego à instalação militar por volta das 8:00h quando o programa das festas só começa ás 9:30. Nesta situação o senhor que muito simpaticamente foi a conduzir o "bus" diz: " Estejam aqui ás 9:10h, vão dar uma volta." Portanto tenho ( eu e as outras 119 pessoas) 70 minutos... para passear nas redondezas da base. E que tal o autocarro ser... digamos... uma hora mais tarde ?!... Não ?! Dava tempo para tudo, e ainda tinhamos 30 minutos antes da hora prevista... ( assumindo que vivemos num mundo sem trânsito). Ok...mudança de planos... o trânsito existe... é real, não o vou negar mas uma hora e dez minutos ?! ( desespero... )

Passamos ao hastear da bandeira nacional que decorre sem problemas ( quero com isto dizer que apenas cerca de 15% das pessoas mostrou desrespeito, uma valor muito inferior á média, segundo ouvi dizer... ). Segue.se a chamada por grupos ( as pessoas cujo nome começa por " A", etc...) , e aqui constato que em 1987 houve uma grande falta de imaginação, e muita gente tem um nome começado por "P". Após a confirmação dos serviços de que eu estava de facto ali, e não num outro contexto espacio-temporal, passei a uma sala onde me esperava uma caneta e um cartão , uma variante do " Hi, my name is: (...)" , preso a uma ( e cito o instrutor do dia... " fita de uma cor not fashion" ), preechi aquilo com o meu nome, e já estava identificado! Após um curtissima apresentação, fomos informados que havia um pequeno-almoço á nossa espera, e como tal, as palestras ficavam para depois.

( Pequeno-almoço, mau café)

(Palestra)

(Pequeno Filme)

E heis-nos de volta... Após termos sido informados de para que é que servia este dia, as Forças Armadas, etc... Saímos para ir fazer uma pequena visita a uma corveta... a qual foi feita, "muito fast, muito furious" ( aproximava-se a hora do almoço), e seguimos para um museu dos fuzileiros onde vimos muito do armamento que poderiamos utilizar caso ingressassemos naquele corpo das F. A.. Nunca fui uma pessoa violenta, portanto sigo adiante para o Almoço.

Almoço... Pronto, é o que se sabe sobre a comida na tropa, não me demoro neste tópico.

( Palestra)

(Pequeno Filme)

Novamente, depois de informado, agora sobre os beneficios de pertencer ás F.A., como ingressar, e as possibilidades de formação e progressão, avançamos para o lanche. Deja vú do pequeno-almoço.

Dão-me a minha cédula militar, mandam-me de volta ao autocarro ( antes disso desceu a bandeira nacional) , e estou de volta á Camara Municipal.

A reter:

  1. Provei o pior café da minha vida até agora.
  2. Estou muito mais informado acerca das F.A., mas decido continuar a ...continuar na Faculdade
  3. Acordei muito cedo
  4. Faltei a 9hrs de aulas consecutivas, o que é um recorde pessoal.
  5. Das 9hrs, nem uma estive no Alquimia, o que é outro recorde pessoal.
  6. Acho que a hora a que saí da cama se não é um recorde pessoal é um melhor da época.
  7. Não criei laços com os meus colegas da tropa, não prevejo almoços de convívio... mas quem sabe?!

Vendo por este prisma, não foi uma perda total... acho eu... ( ?! )

3 comments:

Anonymous said...

Pois meu caro, a tropa tem muitas coisas boas. Imagino.

O alquimia não foi o mesmo...Aquele "dá tósta mista" foi muito menos sentido. Espero que isto te faça sentir melhor.

Na verdade eu sou uma besta e isto é o que mais importa aqui...

Anonymous said...

EU NÃO ACREDITO!!!

Esqueceste te de mencionar uma parte importantíssima!! nós animamos te o dia!!! geez... foste mau, sabias??

*glad to be a girl!!*

Isabel Paixão said...

Abandonaste-nos pah... O dia foi muito menos alegre sem ti... Tás desde já expressamente proibido de ir pá tropa ouviste bem meu menino??? hein??? hum, vê la.. E dp Alquimia não há né... Ah pois, depois vem cá quixar-te de que não passas a Alquimia II... Tá mal, tá mal, pois claro...